Atualmente as companhias enfrentam muitas questões, pois muitas atividades industriais provocam a contaminação. Isso ocorre devido à fragilidade e vulnerabilidade de suas instalações que causam um péssimo odor e não conseguem fazer a gestão do impacto nas comunidades.
Com o objetivo de evitar conflitos e conseguir cumprir os requisitos dos órgãos ambientais competentes, é necessário realizar mudanças nos processos industriais para que os odores provocados não consigam poluir a atmosfera e nem causem desconforto aos colaboradores e locais próximos.
Uma das alternativas para evitar esses transtornos e promover melhor qualidade do ar, é fazer um planejamento de gestão ambiental no qual inclua os serviços de gestão de odores.
Em primeiro lugar é importante saber quais são as fontes de odores e mapear a extensão e características das emissões.
Hoje em dia é muito comum que órgãos especializados criem estratégias com amostras que consigam atender às necessidades específicas de cada empresa.
O processo de medição de amostragens e análises deve ser feito conforme os padrões e normas de qualidade que sejam reconhecidos nacional e internacionalmente.
Etapa 1- Diagnóstico
Primeiramente são feitas coletas de amostras onde são gerados os odores e profissionais especializados fazem as análises e as quantificam nos laboratórios. O próximo passo é fazer simulações com a finalidade de determinar o impacto das emissões nas comunidades do entorno e promover formas de controlar as emissões de odores.
Etapa 2- Controle
Nesta fase, as alternativas mais eficazes são implantadas de acordo com o impacto de suas emissões.
A partir do DIAGNÓSTICO, conhecendo-se a fonte pontual ou difusa, se estabelece a tecnologia de CONTROLE a ser adotada. Nesta fase, as alternativas mais eficazes são implantadas de acordo com o impacto de suas emissões.
Etapa 3- Monitoramento
Por fim é feito o monitoramento dos gases emitidos em vários pontos da planta e do impacto do odor nas comunidades com o intuito de evitar incidentes e diminuir os odores ruins.
Poder transformar algoritmos e dados em informação e em planos de ação é fundamental para que seja possível interconectar as inúmeras possibilidades operacionais e ambientais. Um dos benefícios é poder monitorar em tempo real, contar com alertas prévios sobre desvios para ação de correção ágil e ativação automática de diminuição de odor.
Já em relação à conformidade, os benefícios são relacionados a registros e relatórios automatizados para a realização de auditorias e investigação de incidentes.
Na prevenção de incidentes é possível provisionar 72 horas de impacto dos odores para planejamento de atividades.
E por fim no aspecto de melhoria contínua, pode-se identificar as áreas críticas que necessitam de investimento devido aos elevados níveis de emissão e otimizar os protocolos internos e turnos de treinamento.
Se você busca por uma empresa especializada em gestão de odores, saiba que a TSG, empresa parceira da STAHL, auxilia as indústrias que precisam minimizar o impacto dos odores nas comunidades para que se desenvolvam de maneira sustentável.
Além disso, realiza processos inteligentes de gestão de odores, alinhando à base científica uma robustez tecnológica que permite fazer o controle de variáveis ambientais e operacionais de maneira simplificada e eficaz em tempo real.
Para saber mais sobre os serviços de gestão de odores da TSG, entre em contato conosco.