A atividade industrial definitivamente não é popular pelo cheiro que libera durante suas atividades. Para evitar prejuízos à saúde de quem entra em contato com esse tipo de odor industrial, o controle de odor é parte essencial da atividade industrial e agrícola em geral.
Apesar de a percepção de odores ser subjetiva, a indústria precisa se valer de diferentes técnicas, sensoriais e analíticas, para avaliar o quão desagradável aquele odor é a quem o sente, quanto para identificar a composição química daquele cheiro e quantificá-lo.
O odor industrial é o cheiro que é liberado durante ou após determinados processos industriais. A indústria pode liberar no ambiente, gases e odores que, a depender do grau, podem ser insalubres.
Além disso, existem parâmetros a serem seguidos a fim de manter o ar livre de odores, estabelecidos em lei, por decreto ou recomendações da FIESP em relação aos cuidados a tomar com as chamadas emissões atmosféricas.
E essas são algumas das normas brasileiras que regulam a emissão de odores pela indústria.
O odor nada mais é que o “mau cheiro” liberado pelos produtos químicos da indústria. O ideal é emitir o mínimo de odor desagradável. Entretanto, o controle auxilia a promover um ambiente mais agradável para convivência nas imediações da empresa.
A boa qualidade do ar promove um ambiente mais tranquilo e produtivo para os colaboradores. Além disso, é necessário realizar o controle adequado de odores para que a região ao redor da fábrica não seja afetada pelo mau cheiro.
Mais do que amiga da comunidade, a indústria que investe em controle de odores demonstra comprometimento com a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente.
O controle de odores faz parte das muitas ações de gestão ambiental tomadas pela indústria. Sem esse tipo de ação é impossível à empresa continuar suas atividades de maneira sustentável a longo prazo.
Além disso, o mau cheiro pode ser um claro indicativo de que algum processo não está sendo executado adequadamente e precisa ser corrigido. Dessa forma, o odor pode ser um indicador de que algo pode — e deve — ser melhorado na indústria.
O controle de odores começa por uma análise sobre a atividade realizada por aquela indústria em particular. Empresas dedicadas a esse tipo de análise poderão diagnosticar o tipo de purificador ou controlador de odor industrial necessário para sua empresa.
A tecnologia hoje permite o uso de tecnologia artificial em gestão de odores. Através de medição mais precisa, é possível sugerir medidas mais eficazes, que vão desde a instalação de filtros a lavadores de gases.
Independente do segmento, avalie a melhor solução em controle de odor industrial com uma empresa especializada em soluções para o setor.
Conheça a TSG Enviromental, há mais de 25 anos levando a toda América do Sul as melhores soluções integradas para controle de emissão de odores.
Clique aqui e entre em contato e conheça nosso trabalho.